Denise A. P. de Araujo
Administradora de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz, Especialização em Gerontologia pelo Centro Universitário São Camilo e Mestre em Gerontologia pela PUC – SP. Professora de informática e novas tecnologias para adultos e idosos e Consultora em Serviços de Qualidade de Vida.
Magali das Graças M. Pereira
Enfermeira pela PUC Campinas, Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho e em Serviços de Saúde na Área de Enfermagem pela UNIFESP, Mestre em Gerontologia pela PUC SP. Consultora em Serviços de Saúde e Qualidade de Vida
Nosso objetivo é trazer informações, esclarecimentos e espaço para discussões sobre o processo do envelhecimento a todos interessados nas mudanças que estão ocorrendo conosco e em torno de nós ao longo dos anos.
O contato com idosos por meio de amigos e/ou familiares, nossa atuação profissional e o convívio durante o Mestrado em Gerontologia – PUC SP, nos levou a criar este Blog, espaço para desenvolvermos, aprendermos e compartilharmos nosso conhecimento.
O nome Nova Vida Velha foi e continuará sendo questionado por muitos, afinal a palavra “velha” e seus sinônimos não são bem aceitos por muitas pessoas, porém esquecemos que começamos a envelhecer logo após o nascimento. Velha(o) ou Nova(o) depende de nós e de como vivemos cada situação ao longo de nossas vidas.
A Gerontologia, o que é?
É a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades biológicas, psicológicas e socioculturais. É um campo multiprofissional e multidisciplinar. O profissional pode atuar em treinamentos, coordenação e gestão de profissionais e instituições que prestam serviços aos idosos, propor projetos políticas públicas e consultoria aos familiares de idosos em relação à qualidade de vida e situações do dia a dia, entre outros.
Destacamos que o profissional responsável pelo cuidado e estudo clínico do envelhecimento, compreendendo a prevenção e o manejo das doenças do envelhecimento é o Geriatra – Especialidade da Medicina. O médico Geriatra pode ou não se especializar em Gerontologia.
A formação em Gerontologia pode ocorrer pela graduação ou cursos de especialização (latu sensu e strictu sensu), estes abertos para profissionais graduados nas áreas de humanas e da saúde (assistentes sociais, profissionais da Educação Física, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, médicos, e demais interessados na temática do envelhecimento humano).
TODAS AS VIDAS
Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau olhado, acocorada ao pé do borralho,
olhando para o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço…
Ogum. Orixá.
macumba, ferreiro.
Ogã, pai-de-santo…
Vive dentro de mim
a lavadeira do Rio Vermelho,
seu cheiro gostoso
d’água e sabão.
Rodilhada de pano.
Trouxa de roupa,
pedra de anil.
Sua coroa verde de são-caetano.
Vive dentro de mim
a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga
toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.
Vive dentro de mim
a mulher do povo.
Bem proletária.
Bem linguaruda,
desabusada, sem preconceitos,
de casca-grossa,
de chinelinha,
e filharada.
Vive dentro de mim
a mulher roceira.
Enxerto da terra,
meio casmurra.
Trabalhadeira.
Madrugadeira.
Analfabeta.
De pé no chão.
Bem parideira.
Bem criadeira.
Seus doze filhos.
Seus vinte netos.
Vive dentro de mim
a mulher da vida.
Minha irmãzinha…
Fingindo alegre seu triste fado.
Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida –
a vida mera das obscuras.
Cora Coralina
Nossa vida vivida pode ser diferente da que pensamos, melhor ou pior,
depende de como a encaramos, assim é o envelhecimento.